Quinta, 20 de Fevereiro de 2025
°

Cultura Coluna do Ernâni

14 de Fevereiro, ‘O Dia das Artes Em P2’

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

15/02/2025 às 11h45 Atualizada em 15/02/2025 às 11h52
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
14 de Fevereiro, ‘O Dia das Artes Em P2’

 

(Por Ernâni Getirana)

Doravante eu proporia que o dia 14 de fevereiro fosse tornado lei no município de Pedro II, Piauí, como  O dia das artes na Terra da Opala”. Acontece que de uma só tacada, dois significativos espaços de cultura foram inaugurados: o complexo ‘Marechal das Artes’ e a ‘Sede da APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes”, da qual sou o atual presidente. E ambas as inaugurações tiveram a participação direta do deputado estadual Wilson Brandão, que fique claro.

Acontece que a cidade de Pedro II desde pelo menos os anos 1920 (segundo pesquisa que tenho realizado e que deverá virar um livro) é um dos municípios piauienses onde acontece, percentualmente, o maior número de eventos culturais, manifestações populares de cultura, assim como congrega e sempre congregou um número significativo de artistas de todas as áreas da cultura.

A Pinacoteca Pública Estadual, que passa a funcionar nas dependências do Grupo Marechal Pires Ferreira (construído na década de 1930) é simplesmente a primeira do tipo em todo o estado do Piauí, nas palavras do deputado Fábio Novo, que esteve presente a este evento e também à inauguração da sede da APLA acompanhado pelo ex-secretário de cultura Carlos Anchieta e da atual secretária da pasta, Ingrid Persi.

Em seu discurso Fábio Novo reconheceu a contribuição fundamental de Wilson Brandão, assim como elogiou o povo pedro-segundense pelo êxito do Festival de Inverno. Este sim, o maior evento turístico do Piauí.

Alguns dos maiores artistas plásticos (pinturas e esculturas) piauienses têm com seus trabalhos exposto na pinacoteca como Nonato Oliveira, Afrâni Castelo Branco, José Narciso. Dos pedro-segundenses encontraremos obras de J. Batistas, Jackson Cristiano, Mestre Araújo, Arimatéa Junior, Humberto Cordêiro, dentre outros. O projeto arquitetônico da pinacoteca ficou por conta do arquiteto professor Dr. Paulo Vasconcelos e contou com a participação de sua ex-aluna, Ana Luiza (da família Getirana, de Pedro II).

 

UMA SEDE PARA CHAMAR DE SUA

A APLA – Academia Pedro-segundense de Letras e Artes, fundada em 2004 pelos saudosos Desembargador Tomaz Campelo e pelo escritor Herculano Moraes, finalmente agora ganha uma sede. A mesma funcionará em uma sala nas dependências do Memorial Tertuliana Brandão Filho (MTBF), que, coincidentemente, faz cem anos neste ano de 2025.

“Situada no quadrilátero do centro histórico da cidade de Pedro II”, como disse em seu discurso o atual presidente da academia, professor e escritor Ernâni Getirana,   “a APLA pretende agir como um para-raios , como um atrator da e na rica cultura do município de Pedro II”.

A sede teve a faixa de inauguração cortada pelo presidente Getirana, Wilson Brandão (que é também um aplaiano), a secretária de cultura Ingrid Persi e o deputado Fábio Novo. Toda a ornamentação e o coquetel ficaram por conta da atual  da atual tesoureira da APLA, a acadêmica Isabel Cruz.

Nos discursos que se seguiram, o presidente da academia, Ernâni Getirana, disse ainda do prazer de estar inaugurando aquela sede, pois era um sonho há muito alimentado por todos, sobretudo pelos ex-presidentes Tomaz Campelo, Marlene Rodrigues e Pedro Barros. Aliás, a foto do atual presidente e dos demais inauguraram a “Galeria do(a)s (ex-)presidentes da APLA’.

Fizeram uso da palavra a secretária Ingrid, Fábio Novo e Wilson Brandão que leu os dizeres da placa de comemoração (versos de Ernâni Getirana feitos para a ocasião). Gestão 2025-2026: “A Apla Somos Nós!”

Academia Pedro-segundense de Letras e Artes-APLA.

‘Mesmo o mais arredio dos pássaros precisa de um galho para pousar. A sede só fortalece nossa determinação de continuarmos lutando em prol da cultura pedro-segundense’.

Diretoria 2025-2026

Presidente: Ernâni Getirana de Lima.

Vice-presidente: Aldenira Maria Martins Benício

1ª secretária: Maria do Socorro Alves Almeida

2ª secretária: Zeneide Campelo Costa

Tesoureira: Isabel Maria de Sousa Cruz

Assessora de Comunicação: Marlene Alves Rodrigues Martins

Conselho Fiscal: Luís de Sousa Costa Neto, Raimundo Nonato da Silva e Wilson Nunes Brandão

Suplente: Francisco Aci Gomes Campelo

Pedro II, 14 de fevereiro de 2025.

A veterana da APLA, professora Antonia Rosa Castro, da altura de seus 93 anos, se fez presente a ambas as inaugurações e foi calorosamente aplaudida, sobretudo quando adentrou à inauguração da sede da APLA, quando o presidente Ernâni Getirana interrompeu seu discurso e  anunciou a chegada da mesma. Ela subiu um lance de três degraus acompanhada de seu filho, Dr. Rogério Castro. Ressalto a presença da imprensa local e estadual aos eventos, assim como de grande público de Pedro II.

A cerimônia de inauguração da sede contou com a participação de acadêmicos e academias da APLA, outros enviaram votos de congratulações à diretoria, havendo uma mensagem em vídeo do ex-governador e senador da república Hugo Napoleão, meu colega de UBE (União Brasileira de Escritores). 

Para finalizar esse texto que escrevo no calor dos acontecimentos, no sábado, dia 15 de fevereiro, a saga da arte continua com o lançamento do livro Eu,lírica, da acadêmica da APLA, Aldenira Martins.

(Fotos: Ernâni Getirana , Isabel Cruz, Rosa Lima e Neto Santos).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes