Na manhã do último sábado (23), o salão nobre da Livraria Anchieta, em Teresina, foi palco do lançamento do livro Genuínos Meninos & Cajuínas Meninas, escrito pelo professor e autor pedrossegundense Cleomar Leite. O evento reuniu importantes figuras públicas, como o deputado Wilson Brandão e a confreira Lúcia Ana de Melo, ambos integrantes da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes (APLA). Juízes, médicos, advogados, escritores locais e familiares do autor também prestigiaram a solenidade.
A obra conduz os leitores a uma viagem ao início da década de 1990, mesclando ficção e memória para tratar do sincretismo religioso e cultural brasileiro. Ambientada em Pedro II e Teresina, a narrativa acompanha a convivência entre o interiorano Cleomar e a jovem urbana Louise Buscolini, com cenários que incluem a Escola Thereza Cristina, entre fevereiro e setembro de 1990.
Durante o evento, Cleomar emocionou o público ao destacar a relevância de Teresina como parte central de sua história:
"A emoção me invade o espírito, afinal de contas foi em solo teresinense que se passa boa parte desta ficta e historiográfica trama. Foi justamente aqui, neste fervoroso solo, que há exatos 34 anos, eu me vi adolescente entre a cruz e o atabaque."
O livro já havia sido lançado em Pedro II no último dia 15 de novembro, durante um evento promovido pela APLA na Câmara Municipal, onde foi recebido com grande entusiasmo pelo público.
Com sensibilidade e profundidade, Genuínos Meninos & Cajuínas Meninas revisita aspectos históricos e culturais do Brasil dos anos 1990, abordando temas como o cenário político, a paixão nacional pelo futebol e o fenômeno da novela Pantanal. A obra é um convite à reflexão sobre identidade, relações humanas e convivência religiosa, conduzindo os leitores a uma experiência introspectiva e rica em significados.