Sábado, 19 de Outubro de 2024
°

Cultura Coluna do Ernâni

4 Anos do Grupo de Teatro ‘Urutau’

ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.

19/10/2024 às 08h48
Por: Ernani
Compartilhe:
4 Anos do Grupo de Teatro ‘Urutau’

 

Na noite de 15 de outubro próxima passada, dia do professor, o Grupo de Teatro Urutau (de Pedro II) encenou, em comemoração aos quatro anos de fundação, a peça teatral ‘A Sereia do Pirapora’, baseada em uma das lendas do meu livro “Lendas da Cidade de Pedro II’.

Prontamente aceitei de bom grado o convite que o grupo me fez e compareci com alegria ao evento que se realizou no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral Angelina Mendes, na cidade de Pedro II, PI. Assisti a tudo embasbacado ao lado de minha mulher Rosa e do colega de academia e poeta Campelo Neto.

Havia um público considerável para esse tipo de espetáculo teatral. Muitos jovens presentes, alguns professores e familiares de participantes do elenco. Também se fez presente a atriz Bid Lima, madrinha do grupo, em companhia do professor pedro-segundense Mário Eduardo. A abertura da noite cultural ficou por conta da banda local ‘Vento Leste’.

O Urutau (que é o nome de uma ave que só come quando voa e que possui um cantar muito forte) já havia apresentado ‘A Sereia do Pirapora’ outras cinco vezes, uma delas durante o Festival de Inverno de Pedro II, edição de número 20, no palco Músico Carlos Cordeiro. As outras vezes foram em escolas da cidade de Pedro II.

A apresentação do dia 15 foi majestosa. O elenco estava ainda mais afinado com as falas na ponta da língua, seguindo à risca todas as marcações temporais e espaciais requeridas dos atores e atrizes.

A movimentação em cena esteve próxima à perfeição e em que pese a qualidade não muito boa da acústica do próprio auditório, não foi páreo para os meninos e meninas.

Os bailarinos e bailarinas que adentraram por três vezes em cena engrandeceram ainda mais o espetáculo com sua coreografia perfeita, assim como o figurino muito criativo e um véu azulado esvoaçante  simbolizando ora a lama, ora o vento, ora a água límpida do Pirapora de outrora, trouxeram ao espetáculo, insisto, uma densidade visual significativamente rica.

Finalmente as canções (em play back) performadas pelos personagens Sereia e Pássaro Encantado só encontraram concorrência estética e teatral nos personagens do pai de Helena (sereia) e da mãe dela ao procurá-la por anos repetindo a frase ‘alguém viu a Helena?’ e que envolveu totalmente o público que respondia: ‘não, não vimos’.

A bela adaptação do diretor do espetáculo´, Marcos Silvertani, trazendo a questão ecológica do Pirapora, como Parque Ecológico urbano vitimizado pela poluição produzida por nós, é o grande pano de fundo dessa peça teatral. 

Enfim, recomendo fortemente que assistam à “Sereia do Pirapora”, minha gente.

Ah, na quinta 17/10, presenteei a cantora Fernanda Takai com um exemplar de meu livro ‘Lendas da Cidade de Pedro II’ após o show dela em Piripiri.

As fotos da peça são de Neto santos (a quem agradeço). A foto com Fernanda, de Rosane Getirana.

 

Segue a ficha técnica da peça:

Marcus Silvertani - diretor

Franklin de Oliveira Lima - Pai de Helena/Balé das águas

Carlos Henrique - Pássaro

Isael Sousa - Balé das águas

Leticia - Balé das águas

Maria Eduarda - Balé das águas

Didi- balé das águas

Haru- balé das águas

Vitória- mãe da Helena

Thays- Helena/Sereia

Nicole- balé das águas

Patrocínio: Armazém Paraíba, SIEC, Secretaria de Educação do Estado.

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Membro criador do Coletivo P2, pertence às academias APLA, ALVAL e ao Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. É autor, dentre outros livros, de “Lendas da Sereia de Pedro II”. Escreve para este portal aos sábados.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Cultura com Profº Ernâni Getirana
Sobre Ernâni Getirana, professor, lecionou na UESPI e Faculdade Santo Agostinho, aposentado na Rede Estadual de Educação, Ecoescola Thomas a Kemps. Ainda na ativa na Rede Municipal de Educação de Pedro II. Formado em Letras pela UFPI, graduado em Meio Ambiente pela UnB, graduado em Educação pela UFRJ, mestre em Políticas Públicas pela UFPI. Membro das academias: Vale do Longá e Pedrossegundense de Letras e Artes. É poeta e escritor, autor de vários livros, dentre eles “Lendas da Cidade de Pedro II”.
Atualizado às 21h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes