O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou o edital do Vestibular 2025.1, com oferta de 2.740 vagas para 70 cursos superiores em 19 campi da instituição.
Dentre as novidades desta edição, está a oferta de sete novos cursos de bacharelado e tecnologia e a possibilidade de o candidato escolher no momento da inscrição o local de realização da prova em cidade diferente do campus ao qual concorrerá.
No campus de Pedro II do Instituto Federal do Piauí (IFPI) será ofertado no Vestibular 2025.1, os cursos de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bacharelado em Administração e Licenciatura em Ciências Biológicas.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do IFPI a partir do dia 9 de setembro e segue até o dia 27 de outubro.
A prova está prevista para acontecer no dia 8 de dezembro, e terá de uma prova objetiva com 70 questões de múltipla escolha, e uma de redação.
O candidato que pertence à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário mínimo nacional, poderá requerer a isenção do pagamento da taxa de inscrição.
O IFPI oferta três tipos de cursos de graduação:
Bacharelado: curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel. Geralmente tem duração mínima de quatro a cinco anos. Poderão inscrever-se os candidatos que estejam concluindo ou tenham concluído o ensino médio.
Licenciatura: curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado. Geralmente tem duração mínima de quatro anos. Poderão inscrever-se os candidatos que estejam concluindo ou tenham concluído o ensino médio.
Tecnologia: curso superior, de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo. Tem duração média de dois a três anos. Poderão inscrever-se os candidatos que estejam concluindo ou tenham concluído o ensino médio.