Cultura Coluna do Ernâni
Encham os olhos de beleza
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.
13/07/2024 09h25 Atualizada há 2 meses
Por: Ernani

 

Eu costumo dizer que se há um município onde são praticadas todas as modalidades de arte, esse lugar é Pedro II. As fontes de leitura ainda são quase inexistentes quando queremos conhecer nossos/nossas artistas plásticos/plásticas.

Eu modestamente tenho escrito sobre eles/elas e quero fazer isso cada vez mais. Aliás, em se tratando de arte, em qualquer década, desde os anos 1940, pelo menos, o que não falta por cá é gente que faz arte: cantores, poetas, escritores, dramaturgos, malabaristas, instrumentistas, bailarinas, filmakers, talhadores, artesãos e artesãs de rede, palha, escultores (em barro, e madeira), repentistas, recitadores, fotógrafos, desenhistas e pintores.

Nossa coluna de arte e cultura traz quatro deles: João Gabriel (adolescente, cada vez desenhando melhor seus animes e figuras do mundo pop), Carlos Henrique (sofisticado em sua arte, pinta o que lhe vem à mente tanto em papel, tela, como em parede), Antonio Gilsiê Coelho (uma sumidade no que faz, seja pintando ou cantando). Aqui trouxe dois detalhes de duas de suas telas, e Marcos Braga (exímio no desenho a grafite, como podem ver).

Como professor acredito firmemente que arte deve ser apresentada às crianças na mais tenra idade, desinteressadamente. A ideia não é procurar novos gênios, mas proporcionar momentos em que seres humanos desfrutem livremente da ludicidade, do prazer de criar algo que não existe e naquele momento passa a existir. O objeto de arte.

Prezados leitores, prezadas leitoras, enchem seus olhos e a alma com essas imagens magníficas criadas por estes artistas.

 

Ernâni Getirana (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. Faz parte da APLA, da ALVAL, Coletivo P e é membro do HIGPI – Instituto Histórico e Geográfico do Piauí. Escreve aos sábados para essa coluna.