Domingo, 08 de Setembro de 2024
°

Geral Meteoro

Passagem de meteoro surpreende moradores e provoca “clarão” em Pedro II, Milton Brandão e outras cidades do Piauí; VÍDEO!

O clarão, visível em várias cidades, provocou uma intensa luminosidade e gerou grande repercussão nas redes sociais.

13/07/2024 às 09h23 Atualizada em 13/07/2024 às 10h14
Por: Cleber Araújo
Compartilhe:
Passagem de meteoro surpreende moradores e provoca “clarão” em Pedro II, Milton Brandão e outras cidades do Piauí; VÍDEO!

 

 

Os moradores do Piauí foram surpreendidos na madrugada deste sábado (13), por volta das 0h10, pela passagem de um meteoro que iluminou o céu. O clarão, visível em várias cidades, provocou uma intensa luminosidade e gerou grande repercussão nas redes sociais.

 

O vídeo da postagem, que captura a intensidade do clarão, foi registrado por uma câmera de segurança monitorada pela Guarda Municipal e GPM de Milton Brandão. O fenômeno foi avistado por moradores de várias outras cidades do Piauí, incluindo Aroazes, Campo Maior, Francisco Macedo, Patos do Piauí, Pedro II, Piripiri, Picos, Piracuruca, Padre Marcos, Elesbão Veloso, Itainópolis e Curral Novo. "Gente do céu, acabou de cair um meteoro na minha cidade", publicou Wilaa Manrilo, usuário do X de Elesbão Veloso.

O fenômeno também foi observado em cidades de Pernambuco, como Trindade e Feira Nova. Algumas pessoas relataram ter sentido suas casas tremerem devido à forte explosão causada pela entrada do meteoro na atmosfera.

Um meteoro, popularmente conhecido como estrela cadente, é um fenômeno luminoso que ocorre quando um objeto vindo do espaço penetra na atmosfera terrestre, queimando-se devido ao atrito. Esse objeto pode ser de origem natural, como um meteoroide, asteroide ou cometa, ou pode ser detritos de lixo espacial ou sondas artificiais.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, Edward Montenegro, membro da Graviton Scientific Society, explicou que o fenômeno foi causado pela passagem de um meteorito, que possui pedras que sobrevivem ao impacto na atmosfera e caem em alguma parte do planeta. “A gente está analisando a trajetória para identificar, mas tudo indica que seja um meteorito. Mas é algo que já passou, é tão rápido, que não existe preocupação. Não é muito comum eles chegarem ao chão, mas quase sempre entram na atmosfera. O barulho pode ter sido causado pela explosão dele, por isso os relatos de tremores. Quando eles explodem, geralmente são vaporizados pela atmosfera”, explicou Montenegro.

Os conteúdos seguem em análise pela equipe de astronomia. Em alguns vídeos, é possível ouvir o estrondo causado pela passagem do meteorito. Não há relatos de danos materiais.

 

Editorial com Informação de A10+ e Cidade Verde.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Portal P2 de Notícias (@p2portal)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.