Sábado, 07 de Setembro de 2024
°

Educação Educação

IFPI de Pedro II realiza Projeto de Extensão com uso de Abelhas Nativas

Segundo o professor Willame, o projeto despertou nos alunos uma consciência ecológica que ultrapassa o conteúdo curricular convencional.

24/06/2024 às 18h05 Atualizada em 24/06/2024 às 18h11
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
IFPI de Pedro II realiza Projeto de Extensão com uso de Abelhas Nativas

 

O IFPI Campus Pedro II concluiu, no dia 18 de Junho, o projeto de extensão "Abelhas Nativas: Estimulando a Educação Ambiental e a Consciência Ecológica no Ensino Fundamental", que envolveu acadêmicos do curso de Ciências Biológicas com alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da escola pública municipal, da zona rural de Pedro II.

Sob coordenação do professor Willame Rodrigues, o projeto apresentou aos alunos a importância das abelhas nativas para a biodiversidade e a preservação ambiental. As atividades combinaram aulas teóricas e práticas, incluindo a observação de colmeias, identificação de diferentes espécies de abelhas nativas e saborear seus méis. “Este método engajou os alunos de forma ativa e prática, promovendo uma compreensão mais profunda da interdependência entre as abelhas e o equilíbrio ecológico”, explicou.

Segundo o professor Willame, o projeto despertou nos alunos uma consciência ecológica que ultrapassa o conteúdo curricular convencional. “Através do aprendizado sobre meliponicultura e práticas sustentáveis, os alunos desenvolveram um senso de responsabilidade ambiental e um maior apreço pela biodiversidade local. O impacto ecológico potencial do projeto é considerável, pois ao sensibilizar os jovens sobre a importância das abelhas nativas, o projeto incentiva práticas de preservação ambiental que podem ser aplicadas nas comunidades. Este conhecimento pode se espalhar entre as famílias e a comunidade em geral, promovendo um ambiente mais consciente e sustentável”, finalizou.

Os acadêmicos João Henrique, Luís Gustavo, Alan Pablo e Hildebrando Feitosa Costa desempenharam papéis essenciais na organização e execução das atividades, trazendo suas habilidades e conhecimentos, enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Para o professor Willame Rodrigues, "tivemos que garantir que o conhecimento transmitido fosse adequado à faixa etária, mas ao mesmo tempo suficientemente robusto para proporcionar um entendimento real da importância das abelhas nativas. Outro desafio foi a logística de transportar 3 caixas com abelhas Jandaíra, Jataí e Uruçu amarela, para os alunos observarem a diversidade das abelhas como atividade prática, mas com o apoio da Secretaria de Educação do Município e da equipe dos acadêmicos do IFPI-Campus Pedro II, conseguimos superar essas dificuldades”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.