Cultura Coluna do Ernâni
Um livro seminal de Chaguinha Gomes
ERNÂNI GETIRANA (@ernanigetirana) é professor, poeta e escritor. É autor de inúmeros livros, dentre eles “Debaixo da Figueira do Meu Avô”. É membro da APLA, ALVAL, UBE-PI e do IHGPI.
13/04/2024 10h45
Por: Ernani

 

Dizemos que algo é seminal quando esse algo é como uma semente, isto é, é a primeira de uma possível série de coisas semelhantes a ela.

O livro “80 Anos da História Política Municipal de Pedro II”, do poeta cordelista pedro-segundense Chaguinha Gomes é mais que um livro de cordel. É um livro seminal. Trata-se de um verdadeiro livro de História da política pedro-segundense.

Ao longo de sua leitura o leitor/a leitora começa a ter contato com os meandros do metiê dos prefeitos intendentes de 1931 a 1948. Benedito Passos de Carvalho, Juseuíno Dionísio de Sousa, Joaquim Nogueira Lima, dentre vários outros (nove ao todo).

Depois há o metiê dos prefeitos e vereadores eleitos pelo povo de Pedro II entre 1948 e 2008. Então é que o/a leitor/a compreende que são, sim oitenta anos de vida política da Terra da Opala: 1931 a 2011.

Além disso o livro contém as fotografias em 3x4 de todos os vereadores e prefeitos sobre os quais o poeta fala.

Chaguinha Gomes, nascido em 1950,  é autor também de outros livros: “Após 22 anos de derrota, um orgulho pela vitória”, “A História do seu Passado escrita pra vocês é a arma da vitória agora em 96”, “Quem foi Nogueira”, “A Verdadeira História do Garimpo da Opala de Pedro II”, “A História do Cruel Assassinato de Luís e Edgard Gomes”, dentro outros.

Além de cordelista, esse poeta também compõe jingles políticos e canções populares. Alguns de seus jingles políticos fizeram sucesso cantado pela boca da criançada nos idos de 1980 e 1990.

Profissional de motores, Chaguinha Gomes é acadêmico da APLAAcademia Pedro-segundense de Letras e Artes, participa de saraus pela cidade de Pedro II, é respeitado por sua poesia e cada vez mais lido por jovens e adolescentes.

O livro de Chaguinha possui 231 páginas, contém fotos, em segunda edição de 2011 pela gráfica Print Art. Trascreverei duas ou três estrofes:

“Pedro II, minha cidade

Terra boa onde nasci

Encanto dos visitantes

Suíça do Piauí

É primeira maravilha

A tua opala que brilha

Faz feliz quem vive aqui” (p.5)

 

 

“Alvimar em seu governo

Queria mesmo trabalhar

Pediu para o Wellington Dias

Mandar recursos pra cá

Foi depressa para a frente

Paes Landim e João Vicente

Ajudarem a alocar”. (p.214)

 

“E logo ale ele falou

O vice é Chagas Galvão

Ele tem a família grande

Garante a votação

E política é um segredo

Devemos enfrentar sem medo

Estou pronto pra votação”. (p.143)

 

Em recupeação de uma esquemia, o poeta e eu estamos componho o “Hino da APLA”.