Quinta, 19 de Setembro de 2024
°

Geral Cúria Diocesana

Padre Sandro Lima, ex-pároco de Pedro II, é designado como Chanceler da Cúria Diocesana de Parnaíba

Sua experiência à frente da Paróquia de São José em Pedro II e na Paróquia São João XXIII em Parnaíba o tornam uma escolha adequada para essa posição.

22/03/2024 às 21h06 Atualizada em 23/03/2024 às 21h55
Por: Gustavo Mesquita
Compartilhe:
Padre Sandro Lima, ex-pároco de Pedro II, é designado como Chanceler da Cúria Diocesana de Parnaíba

 

Padre Sandro Lima, reconhecido por sua dedicação e trabalho como ex-pároco da Paróquia de São José, na Vila de Pedro II, foi recentemente nomeado Chanceler da Cúria Diocesana de Parnaíba, assumindo uma posição de grande relevância e responsabilidade na Diocese.

O papel do Chanceler diocesano é fundamental, atuando como notário e secretário da cúria. De acordo com o Código de Direito Canônico, em seu cânon 482 §1, cada cúria diocesana deve contar com um Chanceler, cuja principal incumbência é redigir e despachar os atos da cúria. Estes atos, destinados a ter efeito jurídico, devem ser assinados pelo ordinário responsável e também pelo Chanceler, garantindo sua validade. Ou seja, a Cúria Diocesana desempenha um papel essencial na administração da Diocese, auxiliando o Bispo diocesano na gestão dos assuntos eclesiásticos. O Chanceler, nesse contexto, é encarregado de redigir e despachar os atos oficiais da Cúria, tais como disposições, decretos, portarias, atas e outros documentos essenciais.

A nomeação de Padre Sandro Lima como Chanceler segue as diretrizes do Código de Direito Canônico, que prevê a presença desse cargo em cada Cúria Diocesana. Sua experiência de seis anos à frente da Paróquia de São José em Pedro II e sua recente missão na Paróquia São João XXIII em Parnaíba o tornam uma escolha adequada para essa posição.

Assumindo o cargo de Chanceler da Cúria Diocesana, Padre Sandro Lima terá a responsabilidade de auxiliar o bispo na redação dos atos da Cúria e nos despachos, além de cuidar dos arquivos da memória diocesana. Seu conhecimento e experiência serão recursos valiosos para contribuir com os documentos oficiais da Diocese, incluindo provisões, decretos, portarias, atas e processos de ordenação, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.