Cultura Patrimônio Cultural
Maria Isabel, prato típico do Piauí, é declarado Patrimônio Cultural
O prato feito a partir da carne de sol conquistou o paladar e é típico durante as festas juninas no estado, mas é amplamente difundida durante as demais épocas do ano.
12/01/2024 10h52 Atualizada há 8 meses
Por: Gustavo Mesquita Fonte: G1 Piauí

 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (9) a Lei que torna a Maria Isabel um patrimônio cultural do Piauí. O prato feito com arroz e carne de sol, bastante temperado, é consumido durante todo o ano, mas ganha destaque nas festas juninas. Comumente é acompanhada de paçoca, vinagrete e carne de sol assada. (Veja receita abaixo)

A Lei foi sancionada na segunda (8) pelo governador do estado, Rafael Fonteles (PT), para obtenção da Concessão do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial do Piauí, nos termos da Lei 4.515, de 09 de novembro de 1992.

O prato feito a partir da carne de sol conquistou o paladar e é típico durante as festas juninas no estado, mas é amplamente difundida durante as demais épocas do ano. Ela pode ser servida acompanhada de paçoca, vinagrete e carne de sol assada.

Em Parnaíba, uma chef de cozinha moradora do Povoado Canárias criou uma nova versão para o prato, substituindo a carne de sol por camarões, patas de caranguejo, sururu e ostras.

 

A cozinheira Nayra Mendes explicou que é preciso lavar a carne com água antes de fritar, para retirar o excesso de sal.

Ingredientes:

Modo de preparo: