Educação Educação
Alunos do curso de ADS do IFPI de Pedro II levam robótica educacional para escolas da Lagoa de São Francisco
O objetivo desse curso de extensão foi incentivar e popularizar a robótica, a programação de computadores, a ciência e o desenvolvimento de tecnologia no interior do Piauí.
19/06/2023 18h19 Atualizada há 1 ano
Por: Gustavo Mesquita

 

 

 

No último sábado, dia 17 de junho, alunos do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Pedro II, vinculado ao Instituto Federal do Piauí (IFPI), ministraram um curso de extensão de Robótica Educacional para crianças matriculadas entre o 5º e o 9º ano na escola municipal Regino Gomes, localizada na comunidade Córrego, município de Lagoa de São Francisco.

Sob a orientação do professor Anderson dos Reis Barros, os alunos Antonio Pablo, Esmeralda de Sousa, Lincoln César, Louhane Batista, Maria Ranykelle e Yara Beatriz, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, levaram seus conhecimentos em robótica educacional para os estudantes do ensino fundamental da Unidade Escolar Regino Gomes.

Essa iniciativa, resultado de uma parceria entre o Campus Pedro II e a prefeitura do município de Lagoa de São Francisco, representada pelo secretário municipal de educação Oziel Santos, teve o apoio logístico da diretora Francisca Maria Chaves, que garantiu que tudo ocorresse de forma satisfatória.

O objetivo desse curso de extensão foi incentivar e popularizar a robótica, a programação de computadores, a ciência e o desenvolvimento de tecnologia no interior do Piauí. A ação marca o início de uma série de minicursos de robótica educacional que serão realizados em mais escolas do município, levando diversão e conhecimento para as crianças.

Como atividade final do curso, os alunos participaram de uma competição de luta de robôs, na qual os robôs produzidos durante o minicurso foram colocados à prova. Essa competição serviu como uma atividade avaliativa e proporcionou aos estudantes uma experiência empolgante e desafiadora.

Essa iniciativa evidencia a importância da parceria entre instituições de ensino e o poder público na promoção da educação e no estímulo ao aprendizado de disciplinas relacionadas à tecnologia. Além disso, ressalta o papel da robótica educacional em desenvolver habilidades fundamentais nos estudantes, como criatividade, trabalho em equipe, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Nos próximos dias, os minicursos de robótica educacional continuarão a ser realizados em outras escolas da sede e de outras localidades do município, ampliando ainda mais o alcance dessa iniciativa.