Com o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, a estudante Giovanna Cristine Viana Dias Ferreira, de 21 anos, moradora de Pedro II, obteve 980 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O MEC antecipou para esta quinta-feira (09) a divulgação das notas, e os resultados já estão disponíveis na página do participante.
Estudante de escola pública, concluindo o Ensino Médio no Instituto Federal do Piauí Campus de Pedro II, Giovana relata que tudo começou quando cursava Bacharelado em Administração, e decidiu então trancar o curso. Segundo ela, não havia se “encontrado” no curso e optou por estudar em casa para o Enem, já que não tinha condições de pagar um curso preparatório na capital.
“Comecei vendo vídeos no YouTube, e identifiquei minhas maiores dificuldades que foram as minhas maiores notas no Enem (matemática e redação). Com isso, comecei a escrever redações e a frustração com as notas me deixavam com vontade de me superar cada vez mais ..., mas o que me surpreendeu foi a redação, de certa forma tirei 1000 pontos, mas um dos corretores me deu 960 e minha nota foi a média entre os dois. Estudar não é fácil, a frustração em corrigir os simulados deixa qualquer estudante com medo e faz você se sentir o último da fila”, conclui.
Quando questionada sobre qual curso deseja cursar, Giovanna afirma que ainda não tomou uma decisão, mas que vai pensar muito antes de escolher. Ela diz: "Essa pergunta sempre me causa arrepios, não quero cometer o mesmo erro de entrar na universidade sem saber o que realmente quero. Neste momento, estou me conhecendo e estudando para obter um bom resultado e, finalmente, tomar uma decisão".
A estudante enfatiza ainda a importância da família, leitura e persistência na busca pelos resultados: “Uma coisa que gostaria de falar é a importância da leitura nessa minha caminhada, quem me conhece sabe que sou obcecada em ler e que qualquer leitura é válida! Organização também é fundamental para a rotina de estudos e por fim, a humildade sempre em primeiro lugar, você assumir que não sabe tudo e que está de coração e mente aberta para receber novos ensinamentos e lições! Sou grata especialmente a Deus e toda a minha família, meus pais foram fundamentais e sempre foram super compreensivos quando decidi trancar o curso, minha irmã, inclusive, sempre esteve comigo, me dando dicas do que eu poderia fazer”.